Clinicas Sene

WhatsApp

(11) 97296-6922

Tratamento contra a dependência química é nas clínicas Sene

tratamento contra a dependência química

A adição em drogas é muito complicada porque leva a pessoa a ter diversos prejuízos, mas como luz no túnel o tratamento contra a dependência química pode trazer qualidade de vida em um sopro de fé.

Segundo uma matéria do Senado Federal, houve um aumento abrupto de transtornos mentais em pessoas que fazem o uso de álcool e drogas.

Além do mais, o uso de substâncias psicoativas como álcool, cocaína, maconha, droga da família K e o crack incitam a violência e a exposição a risco de outras doenças graves como derrames, transtornos mentais e outros.

Mas se droga é ruim, porque tanta gente usa? Se faz mal porque as pessoas estão cada vez mais dependentes e onde prover cuidados para viciados, usuários e pessoas que estão em estado crítico?

Se a sua dúvida é essa, então continue a leitura e descubra tudo sobre o tratamento contra a dependência química em poucos minutos de leitura.

Boa Leitura!

O que é dependência química?

A dependência química é um transtorno psicológico e físico que surge quando o consumo de substâncias psicoativas, como drogas ou álcool, torna-se compulsivo. Ela se caracteriza pela forte necessidade de usar a substância regularmente, independentemente dos danos que possa causar.

Tipos de drogas que geram dependência química

Existem várias drogas que podem fazer com que uma pessoa fique viciada, sendo drogas lícitas ou ilícitas, confira as mais comuns:

Lícitas:

  • tabaco: contém nicotina, uma substância altamente viciante.
  • álcool: o consumo excessivo pode levar à dependência física e psicológica.
  • medicamentos prescritos: incluem opióides, ansiolíticos e estimulantes, que podem causar dependência quando usados de forma inadequada ou sem supervisão médica.
  • cafeína: encontrada em café, chá e alguns refrigerantes, pode causar dependência leve.

Ilícitas:

  • cannabis: apesar de ser considerada menos nociva por alguns, pode causar dependência.
  • cocaína: altamente viciante, pode causar dependência rápida.
  • heroína: opioide ilegal conhecido por sua alta capacidade de causar dependência rápida e severa.
  • mdma (ecstasy): popular em festas, pode levar à dependência psicológica.
  • metanfetaminas: altamente viciantes, podem causar dependência física e psicológica rapidamente.

Como é o tratamento contra a dependência química?

O tratamento contra a dependência química não é fácil, podendo exigir tempo e esforço da pessoa que precisa de cuidados e também da família.

Além do mais, os cuidados podem ou não ser realizados dentro de uma clínica de reabilitação dependendo muito do quadro do paciente, por exemplo, existem pacientes que apenas com medicação e psicoterapia respondem bem ao recurso terapêutico, outros não respondem e precisam da internação.

Quais as vantagens de realizar o tratamento contra a dependência química?

Realizar o tratamento contra a dependência química é fundamental para ajudar a pessoa a se reconectar com a realidade e viver sem o uso de drogas. As principais vantagens incluem:

Vida digna: o tratamento proporciona a possibilidade de reconstruir uma vida saudável e produtiva, longe da dependência.

Saúde física e mental: com a cessação do uso de substâncias, a saúde geral melhora significativamente, incluindo aspectos físicos e psicológicos.

Capacidade de trabalho: sem a influência das drogas, a pessoa pode voltar a estudar ou trabalhar, contribuindo para a sociedade e ganhando independência financeira.

Relações sociais: melhora na qualidade das relações familiares e sociais, já que a pessoa passa a ter mais controle sobre suas ações e comportamentos.

Tratamento contra dependência química nas clínicas SENE

Nas Clínicas SENE, o tratamento contra a dependência química é humanizado e focado nas necessidades individuais de cada paciente. A abordagem é personalizada, considerando os problemas e dores únicos de cada pessoa.

Alimentação nutritiva: os pacientes recebem quatro refeições balanceadas por dia, garantindo uma dieta nutritiva que apoia a recuperação.

Apoio psicológico: terapias quinzenais com psicólogos e consultas mensais com psiquiatras são realizadas para oferecer suporte emocional e monitoramento constante.

Laborterapia: atividades terapêuticas ocupacionais são promovidas para ajudar na reabilitação, incentivando o cuidado consigo mesmo e com os outros.

Cuidados pessoais: enfatiza-se a importância do autocuidado, tanto físico quanto emocional, fortalecendo a autoestima e a capacidade de enfrentar desafios sem o uso de substâncias.

Quer saber mais sobre como as Clínicas SENE podem ajudar? Entre em contato conosco agora mesmo e descubra como podemos transformar a vida de quem você ama!

Conheça também o Grupo Braços Abertos e tenha sucesso na recuperação

Fale com um terapeuta agora mesmo, clique aqui e descubra um admirável mundo novo sem drogas